QUESTÃO AMBIENTAL – TRABALHO DESENVOLVIDO NO COLÉGIO
O Colégio Estadual João de Faria Pioli – Ensino Fundamental e Médio, situado na Rua Guatemala, n.º 346, no município de Maringá, conta atualmente com aproximadamente 1.700 (um mil e setecentos) alunos nos períodos da manhã, tarde e noite.
Os trabalhos relacionados a educação ambiental tem por objetivo conscientizar os educandos e a comunidade escolar a respeito dos problemas ambientais (lixo, desmatamento, queimadas, poluição, outros) que não estão tão longe de nossos olhos, ao contrário, muito próximos. Nesse sentido, proteger e preservar o meio ambiente é dever de todos, pois estamos inseridos nesse meio .Construir uma consciência sócio-ambiental, e assim exercer nossa função cidadã.
Partindo das experiências vindas dos educandos, os trabalhos se iniciaram com a exibição de documentários e filmes, seguidos de debates em sala de aula, possibilitando aos alunos maior reflexão sobre as questões ambientais, pois entendemos que esse trabalho é contínuo visto que ,a intenção é ampliar as ações a serem realizadas em prol do meio ambiente, possibilitando assim aos educandos ter acesso e subsídio para apropriação do conhecimento científico e mudar suas atitudes, transformando o meio em que vivem, podendo de forma consciente transmitir informações e conceitos que ajudam a constuir um futuro com melhor qualidade de vida, numa relação homem-natureza.
A parceria junto à Prefeitura Municipal de Maringá, COPEL, Sanepar, UEM e Secretaria do Meio Ambiente, tem nos apoiado em ciclos de palestras e saídas de campo, como importante auxílio e instrumentos de trabalho pedagógico, como por exemplo a visitação à Sanepar, onde os alunos conhecem como a água é tratada, despertando o interesse no uso racional da água, sua importância para a vida, ciclos das águas, tipos de mananciais custos de captação, tratamento e distribuição, escassez e poluição crescente, e necessidades de preservação. Os trabalhos de educação ambiental são realizados em conjunto com outras disciplinas, por exemplo, professores de Artes e Geografia, que realizam oficinas, como construção de lixeiras ecológicas utilizando material reciclável. A cada ano essas lixeiras são restauradas, conforme a necessidade.
Também há no Colégio coleta seletiva às terças e quintas-feiras, quando todo material (papel, plástico) é separado e doado a cooperativas de reciclagem, com o objetivo de despertar no aluno o trabalho voluntário e inclusão social.
Nesse contexto, partindo da idéia de que a comunidade escolar necessita discutir o seu papel na construção da relação entre homem e meio ambiente, os trabalhos realizados são e devem estar voltados para a preservação do meio ambiente, por isso, as oficinas e exposição de sucatas transformadas de forma criativa. Portanto, as ações realizadas tem por intuito formar cidadãos atuantes na preservação do meio ambiente. Dessa forma, temos ainda o trabalho de compostagem no Colégio, realizado pelas professores Dioni, Silvia, Márcia Regina e Janaína, Elisete, Aparecida Delorenci.
0 comentários:
Postar um comentário